A Vida ao Nascer

“A Vida ao Nascer” é o livro de estreia da escritora Susana Ramos. Todos os poemas e fotos foram produzidos durante um tratamento contra um câncer de mama, entre 2017 e 2018. Foi lançado pela Editora Patuá, em junho de 2019.

São 23 poemas e o mesmo número de fotos, tiradas com um celular – algumas delas em momentos marcantes. A imagem de capa foi feita a caminho do hospital, no Rio, onde a autora se submeteria a uma mastectomia. A que encerra o livro, antes da última sessão de quimioterapia.

Apesar disso, o livro não procura fazer referência direta ao tratamento ou à doença. É apenas no posfácio que esse contexto se torna explícito. 

“É, em sua essência, um primoroso ensaio existencial. Uma expressão viva da ressignificação da vida. Um sopro de lucidez. Desconcertante e, ao mesmo tempo cativante, de tão genuíno.”

Hilda Badenes, jornalista

Susana Ramos é jornalista, fotógrafa e cantora. Ativa nas redes sociais, produz vídeos para divulgar sua poesia.

Participa de entrevistas e palestras não só para promover a literatura, como para dialogar com quem atravessa ou atravessou processos de transformação e superação profundos, além de contribuir para a conscientização pela saúde da mulher, especialmente em relação ao câncer de mama.

%d blogueiros gostam disto: